segunda-feira, junho 13

Lateral Thinking

Segue trecho do artigo Pensamento Lateral: Como se libertar de bloqueios mentais. 
Publicado no site http://criatividadeaplicada.com/ ; site de indicação da querida Acácia Amarela
" A solução de problemas poCavando buracode ser comparada à procura de um tesouro pela escavação de um terreno. Se já existe um poço, tendemos a escavá-lo mais profundo. Quanto mais fundo o poço, mais difícil enxergar o que está acontecendo em outras partes do terreno. Se alguém se aproxima, nós o encorajamos a se juntar a nós no buraco.
O efeito geral é chamado inércia psicológica. Quanto mais cavamos, mais comprometidos ficamos com o poço que escolhemos. Se não conseguimos resolver o problema, julgamos que nosso fracasso se deve ao fato de que não cavamos o suficiente. 
.....
Ao invés de ser resolvido, o problema cresce e o buraco acaba por se tornar a sepultura de iniciativas bem intencionadas, mas mal direcionadas.
....
O que fazer? Mudar de direção. Se o caminho que você escolheu não o leva a lugar nenhum, mude de caminho, cave outro poço em outro lugar.
A esta mudança de perspectiva e de procura de enfoques não usuais, Edward De Bono chama de Pensamento Lateral (Lateral Thinking). O Pensamento Lateral pode ser definido como uma heurística para solução de problemas, em que você tenta olhar o problema de vários ângulos, ao invés de atacá-lo de frente. É o uso de um processo não linear de raciocínio, para checar suposições, mudar perspectivas e gerar novas idéias.
....
Há várias ferramentas de criatividade baseadas no conceito de Pensamento Lateral e que nos ajudam a olhar o problema sob novas perspectivas, como o Questionamento de Suposições, Outros Pontos de Vista, Leque Conceitual e SCAMPER."

As vezes insistimos de mais em uma atitude que não vai ajudar a atingir o objetivo, apesar de ser a intenção. Ou seja, apesar de bem intencionado, é mal direcionado. Mudar o sentido do vento pode ser difícil, mas podemos manusear o mastro e a vela para conseguirmos utiliza-lo a nosso favor. Seja criativo!

Dica Musical: Turning Tables


É tão bom descobrir que alguém já fez uma musica linda sobre o que você está sentindo. 

"....Next time I'll be braver
I'll be my own savior
Standing on my own two feet..."