domingo, maio 22

Fernando Pessoa

"Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. 
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!
"

Fernando Pessoa É simplesmente fantástico

Eu adorava tentar descobrir de qual heterônimo era a poesia que lia... Pra mim era como admirar um quadro de Monet, Picasso e Tarsila e depois descobrir que na verdade o autor era sempre o mesmo.



Difícil escrever sobre Fernando Pessoa....
  • Português de Lisboa, que morou um tempo na África do Sul
  • Criou seu primeiro heterônimo aos 6 anos,após a morte do irmão 
  • Ele tinha uma irmã que chamava Henriqueta Madalena e outra que chamava Madalena Henriqueta.... 
  • Ele também tinha pseudônimo
  • Ele matou um de seus heterônimos
  • É um sucesso de publico e crítica
  • Ao lado de Che Guevara e Gandhi, é campeão de vendas daquelas camisetas que trazem frases impressas
  • Publicou apenas um livro em vida: Mensagem
  • Estudos recentes revelam que ele tinha até 72 personalidades literárias diferentes
  • Namorou uma única mulher
  • Ele guiava-se pelo horóscopo
Frases populares:
  • Tudo vale a pena se a alma não é pequena
  • O poeta é um fingidor...
  • Todas as cartas de amor são ridículas
Versos:
  • Porque eu sou do tamanho do que vejo
    E não do tamanho da minha altura... 
  • Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
    Ambos existem; cada um como é

Será que Pessoa algum dia foi a um terapeuta? Tendo em vista que ele era português, pressuponho que comia bacalhau, mas não sei se era muito compreendido por ele mesmo...




2 comentários:

  1. 74you querida,

    Adoro os seus posts!!

    Também adoro Fernando Pessoa... Acho que ele representa o ser humano: único e múltiplo. Ouvi isso em algum lugar por esses dias e concordo muito com isso! Quem de nós não tem múltiplas facetas? Quem de nós não sente uma coisa e tenta mostrar outra?
    Talvez por conveniências da sociedade ou talvez porque sejamos assim...

    Obrigada pelo carinho e saiba que, entre todas as minhas faces, você conhece a minha verdadeira e tem meu apoio, carinho e amizade!! =D

    beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Acácia Amarela queridissima

    Vc é uma inspiração.

    E tenho tido.

    Mega beijos

    ResponderExcluir